NOTÍCIAS
Realizada a centésima busca e apreensão de veículo por meio do Registro de Títulos e Documentos
Publicado em 05/11/2025
A plataforma do ONRTDPJ concluiu no último dia 4/11 o centésimo pedido de busca e apreensão extrajudicial realizado pelo Registro de Títulos e Documentos (RTD). Iniciado e finalizado por meio eletrônico, o processo envolveu um veículo Audi A3 Sedan Ambition, ano 2014, e foi conduzido integralmente pelo Ofício de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Jardinópolis, São Paulo. .Protocolado na serventia por meio do Operador Nacional de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (ONRTDPJ), no dia 7 de agosto deste ano, o pedido registrou um prazo médio de dois meses e meio para a finalização de todas as etapas. Esse resultado demonstra a eficiência operacional e a segurança jurídica do modelo extrajudicial dos cartórios na realização da busca e apreensão de bens móveis.
A conclusão do centésimo pedido acontece em um momento simbólico: poucos dias após o aniversário da conclusão do primeiro pedido de busca e apreensão realizado pelos cartórios brasileiros, finbalizado em 22 de outubro de 2024, pelo 4º Ofício de RTDPJ de São Paulo, Capital.
No país, a tramitação extrajudicial de busca e apreensão tem gerado impactos positivos em múltiplas dimensões da vida econômica e social, beneficiando tanto credores quanto devedores com maior previsibilidade e transparência nos processos.
Segundo Rainey Marinho, presidente do ONRTDPJ Brasil, há todo um trabalho técnico e cuidadoso para garantir que o procedimento seja realizado com excelência pelos cartórios de RTD em todo o país. “A via extrajudicial oferece segurança jurídica, celeridade e transparência, beneficiando credores e devedores”, pontuou, ao lembrar que outros 600 pedidos de busca e apreensão trafegam pela plataforma.
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 05/11/2025
Outras notícias
TST extingue penhora de imóvel usado pela mãe de sócio devedor
publicado em 04/11/2025
“Sou fã incondicional da utilização dos serviços extrajudiciais”, afirma ministro Antonio Saldanha Palheiro
publicado em 03/11/2025
CNJ reforça a distinção entre os registros da incorporação imobiliária e da instituição condominial
publicado em 03/11/2025
IRTDPJBrasil e ONRTDPJ destacam avanços da extrajudicialização no 96º Encoge
publicado em 31/10/2025
Reconhecimento de filiação socioafetiva é diferente de adoção avoenga, diz TJ-MG
publicado em 31/10/2025