NOTÍCIAS
Escola Registral Brasileira inaugura nova fase na capacitação do extrajudicial
Publicado em 23/10/2025
Com coordenação do professor e jurista Carlos Elias de Oliveira, a Escola propõe uma metodologia que vai além do ensino tradicional, valorizando a experiência e a aplicabilidade dos conteúdos no cotidiano dos cartórios. Nesta entrevista, Carlos Elias fala sobre as motivações, metas e desafios dessa nova fase da instituição, que chega com a missão de democratizar o conhecimento e fortalecer o extrajudicial em todo o país.
Quais são as motivações da criação da Escola Registral Brasileira?
Carlos E. Elias de Oliveira: A Escola Registral Brasileira nasce com um objetivo muito grande de propiciar cursos práticos, diretos e a preços acessíveis para toda a comunidade jurídica, seja aqueles que atuam diretamente no cartório, que está atrás do balcão, oficiais de registro, escreventes e substitutos, como também profissionais como advogados e contadores. Os cursos serão divididos em várias séries, como a que estamos lançando sobre atualização prática em Direito Civil. Também estamos preparando séries de aprofundamento, entre outras que estão por vir.
Quais são as principais diferenças e vantagens em comparação com outros modelos de capacitação no setor?
Carlos E. Elias de Oliveira: O grande diferencial da Escola Registral Brasileira é que nela você vai encontrar professores extremamente qualificados e com vivência jurídica, que ministrarão cursos voltados para a prática registral. Nosso objetivo é entregar para os registradores e seus colaboradores um local onde vão encontrar capacitação para atuar no cotidiano.
Quais as metas da Escola Registral Brasileira?
Carlos E. Elias de Oliveira: Uma coisa que precisamos na vida é o objetivo de ajudar o máximo possível de pessoas. A Escola tem uma meta muito clara: alcançar o máximo de pessoas que atuam na vida prática do Direito Registral como um todo. E quando falamos desse ramo do Direito, acabamos por falar de quase todo o Direito Privado e, na ERB, são encontrados cursos de diversos temas, indo desde Inteligência Artificial até cursos que não estão dentro do Direito, mas que são essenciais para o cotidiano.
O que o público pode esperar das primeiras formações?
Carlos E. Elias de Oliveira: Os primeiros cursos da Escola Registral Brasileira são voltados para dar a base, pois, para fazermos grandes voos, precisamos de treino e princípios básicos estabelecidos e, por isso, teremos dentre os primeiros cursos a série de Atualização Prática em Direito Civil, porque o Direito Civil é a matéria prima básica para todos os grandes voos que serão realizados. Então seguiremos a lógica de segurar na mão dos alunos para levá-los à grandeza da atuação com muita formação técnica e aprofundamento nos conteúdos.
Na sua visão, qual é o maior desafio da formação em Registros Públicos hoje?
Carlos E. Elias de Oliveira: Quando falamos da atuação, em matéria de Registros Públicos, a maioria das pessoas não sabe nada de cartório, nem a diferença entre as especialidades. E os cartórios estão no nosso cotidiano. Tudo na nossa vida diária vai ter direta ou indiretamente a atuação dos cartórios. Uma das nossas ideias é popularizar esse conhecimento e levar todos os profissionais a um domínio prático desse assunto.
O que os oficiais de RTDPJ, em especial, podem esperar da Escola?
Carlos E. Elias de Oliveira: A Escola Registral Brasileira busca levar conhecimentos, do básico ao avançado, do geral ao específico, em tudo que diz respeito ao Direito Registral e isso acaba atraindo Direito Tributário, Civil, até mesmo o Direito Ambiental. Então queremos entregar o espaço onde se terá capacitação para tudo isso, especialmente para os registradores de RTDPJ, tendo cursos muito específicos. Desde aqueles que estão entrando agora no cartório e até mesmo os oficiais já habituados ao dia a dia da atividade.
Todas as informações sobre a nova escola, assim como as capacitações disponibilizadas, podem ser obtidas no portal www.escolaregistralbrasileira.com.br. Confira também o Instagram, Facebook, TikTok e LinkedIn da Escola Registral Brasileira.
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 23/10/2025
Outras notícias
Prêmio RARES-NR de Responsabilidade Socioambiental tem inscrições prorrogadas até 31 de outubro
publicado em 23/10/2025
Consulta IRTDPJBrasil: Registro de Fundação
publicado em 22/10/2025
Gratuidade sem lei: Um atalho perigoso no sistema notarial e registral
publicado em 21/10/2025
Comprador do imóvel deve pagar condomínio mesmo que ainda não tenha chaves
publicado em 20/10/2025
Escola IRTDPJBrasil agora é Escola Registral Brasileira
publicado em 20/10/2025