NOTÍCIAS
Dia Mundial dos Animais: cartórios de Registro de Títulos e Documentos garantem segurança jurídica por meio do PET Brasil
Publicado em 02/10/2025
No próximo 4 de outubro será celebrado o “Dia Mundial dos Animais”, uma data reconhecida internacionalmente como um marco para refletir sobre a importância do bem-estar animal, a preservação das espécies e a responsabilidade dos tutores em relação a seus companheiros de estimação. A data também abre espaço para discutir avanços que unem afeto e proteção jurídica, como o PET Brasil, iniciativa que permite o registro formal de animais de estimação em cartórios de Registro de Títulos e Documentos em todo o país.O PET Brasil surgiu para atender a uma demanda cada vez mais presente na sociedade: a de reconhecer os animais como parte essencial da vida familiar e, ao mesmo tempo, oferecer instrumentos legais que resguardem esse vínculo. O registro transforma em documento oficial informações sobre o tutor e o animal, incluindo as características físicas e foto, criando uma espécie de identidade para o pet. Esse procedimento é simples e garante segurança jurídica em situações que vão desde disputas de guarda após separações e falecimentos até casos de perda, roubo ou necessidade de transporte nacional e internacional.
Ao formalizar a relação entre tutor e animal, amplia-se a possibilidade de comprovar o vínculo e reforça-se a importância de assegurar o bem-estar dos animais. Trata-se de um ato que se insere em um movimento mais amplo de valorização desses seres na sociedade brasileira por estar em sintonia com a proteção animal e ser capaz de garantir a efetividade dessa proteção por meio do registro.
Assim, o “Dia Mundial dos Animais” deixa de ser apenas um momento de celebração e ganha contornos mais concretos, ao mostrar que a proteção e o reconhecimento desses companheiros podem ser traduzidos em ações legais capazes de resguardar afetos e responsabilidades. O PET Brasil simboliza essa convergência entre carinho e segurança, oferecendo aos tutores a tranquilidade de saber que seus animais estão amparados e valorizados de forma oficial.
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Data: 02/10/2025
Outras notícias
Seminário na OAB/MG debate os avanços tecnológicos e práticos na atividade extrajudicial
publicado em 04/12/2025
Ausência de intimação prévia do credor fiduciário acarreta a ineficácia da arrematação
publicado em 03/12/2025
Projeto Ellas contra violência de gênero homenageia líderes femininas
publicado em 03/12/2025
Ao lado de ministro do STF e líderes do extrajudicial, IRTDPJBrasil marca presença na abertura do VIII CONCART
publicado em 02/12/2025
Concurso público nacional para Cartórios aprova apenas 10% dos inscritos
publicado em 01/12/2025