NOTÍCIAS

Central Eletrônica ONRTDPJ inicia nova fase com melhorias na experiência do usuário

Publicado em 02/07/2025
Notícia A central eletrônica do Operador Nacional do Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (ONRTDPJ) entra em uma nova fase a partir desta terça-feira, 1º de julho, com atualizações pensadas para melhorar a experiência do usuário. Uma das principais novidades está na interface do portal, que passou por ajustes visuais com o objetivo de tornar a navegação mais simples e eficiente. Alguns aspectos na identidade visual foram modificados para dar mais clareza aos serviços, facilitando a identificação e o uso das ferramentas.

Com design mais moderno e responsivo, o novo visual foi pensado para otimizar o uso da central tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, melhorando a performance e a apresentação das informações. O conselheiro-geral do Comitê Técnico, Marcelo Alvarenga, explica o trabalho que está sendo feito para, cada vez mais, tornar a trafegabilidade dos clientes fluída e eficiente dentro da plataforma. “Estamos trabalhando gradativamente na melhoria da central. A partir deste momento vai ficar mais fácil as pessoas se localizarem dentro do site.”  

A plataforma também passa a contar com um novo campo para as Corregedorias, voltado ao acompanhamento, fiscalização e controle das atividades cartorárias integradas. A ferramenta amplia a capacidade de supervisão e garante maior transparência nos registros realizados. O atendimento será prioritário, não exigindo cadastro prévio na Central, sendo que cada corregedoria terá uma senha de acesso ao módulo. Acompanhando as melhorias já mencionadas, as corregedorias também contam com um sistema de atendimento do tipo "ticket", permitindo múltiplas interações até a finalização do processo.

Por fim, outra novidade é a integração definitiva dos cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ) do Estado do Rio de Janeiro à Central ONRTDPJ . Após anos de operação própria, a Central RCPJ/RJ encerrou suas atividades no dia 30 de junho, e, a partir de agora, todos os oficiais do estado passam a operar diretamente por meio da Central ONRTDPJ. A medida representa mais um passo importante rumo à unificação dos sistemas registrais em todo o Brasil, fortalecendo a padronização e a eficiência no atendimento. “Agradeço profundamente a todos que, ao longo dos anos, mantiveram a Central do Rio ativa, operante e a serviço da sociedade carioca. Vocês demonstraram - e continuarão demonstrando - a grande função social que os cartórios de pessoas jurídicas exercem no universo jurídico brasileiro”, disse  o presidente do ONRTDPJ, Rainey Marinho. 

Com todas essas mudanças, a Central ONRTDPJ reafirma seu compromisso com a inovação, a qualidade dos serviços prestados e a construção de um sistema registral mais acessível, moderno e conectado às necessidades da sociedade, conforme comenta o Gestor Operacional da plataforma, Rodrigo Pinho. “A ideia é facilitar e deixar mais explicativo o passo a passo para que o cliente consiga criar um pedido, anexar documentos, coletar assinatura ou fazer um acompanhamento por meio de uma experiência facilitada de navegação”.


Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 01/07/2025