NOTÍCIAS

Programas do IRTDPJBrasil conquistam audiência nas redes e ampliam debate sobre o RTDPJ

Publicado em 01/07/2025
Notícia O Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil) vem se destacando na produção de conteúdo informativo e técnico voltado ao segmento extrajudicial. Os programas produzidos pelo Instituto têm atraído milhares de visualizações nas redes sociais, ampliando o acesso ao conhecimento e promovendo o esclarecimento de temas relevantes para o setor.

Com foco na resolução de dúvidas práticas, o programa “Cartório de A a Z” tem como apresentadores Ana Clara Herval e Dixmer Vallini, integrantes do time jurídico do IRTDPJBrasil. A proposta é desdobrar temas frequentemente tratados na Consultoria Jurídica, oferecida aos associados, descomplicando a linguagem jurídica. O episódio de estreia, que trata da necessidade de visto de advogado para alteração contratual, atingiu impressionantes 14,4 mil visualizações, consolidando o formato como um sucesso.

O “Cartório sem Mistério”, veiculado como vídeos curtos nas redes sociais do IRTDPJBrasil, busca esclarecer os serviços cartorários com uma linguagem acessível. A série “Busca e Apreensão Extrajudicial”, apresentada por Thyago Soares, vice-presidente do Instituto Brasil, trata de aspectos práticos da busca e apreensão de bens móveis e já ultrapassou 5 mil visualizações em seus quatro episódios. Já os dois episódios sobre registro de documentos estrangeiros, conduzidos por Mariana Reis Cartaxo Justen, oficial de Registro do Cartório de RTDPJ de Fazenda Rio Grande, no Paraná, somam 2,5 mil visualizações até o momento. 

As produções audiovisuais do Instituto também chegaram às plataformas de vídeos online e de  streaming com a série de entrevistas do “Conversa Registral – RTDPJ em Pauta”, disponível no Spotify e no YouTube. O primeiro episódio, apresentado por Rainey Marinho, presidente do IRTDPJBrasil e do ONRTDPJ, recebeu Fábio Rocha Pinto, doutor em Direito Civil e privado, consultor do Banco Mundial para reformas de garantias e infraestrutura de crédito e presidente da comissão de crédito imobiliário e garantias do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM), para aprofundar os benéficos da sistematização das informações de bens móveis, com foco especial no uso do Livro “E”. O episódio já conta com quase 500 reproduções. 
Confira os conteúdos no Facebook, Instagram, YouTube e Spotify. 


Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil 
Data: 01/07/2025