A retomada ocorreu em Lajeado, com o processo executado pelo 1º Tabelionato de Notas e Protestos e Registros de Títulos, Documentos e de Pessoas Jurídicas da cidade
Hoje o Rio Grande do Sul registrou a primeira busca e apreensão extrajudicial de um veículo, na cidade de Lajeado, no bairro de Santo Antônio. O processo foi iniciado no dia 18 de fevereiro deste ano para reaver um Renault Kwid, cuja conclusão da retomada do bem ocorreu na manhã desta terça-feira (1º/4).
O processo seguiu todos os trâmites legais previstos na lei e, segundo o oficial substituto do 1º Tabelionato de Notas e Protestos e Registros de Títulos, Documentos e de Pessoas Jurídicas da cidade, Decio Luis Battisti, o procedimento foi um sucesso. “A tramitação aconteceu de forma tranquila. Tivemos êxito já na primeira diligência para apreender o veículo”, revelou.
A execução eficiente da medida judicial por meio dos cartórios de Registro de Títulos e Documentos (RTD), que está sendo realizada por todo o país, tem sido um avanço para a sociedade e para o Judiciário brasileiro. “O sucesso das retomadas extrajudiciais de veículos reforça realmente a capacidade do serviço extrajudicial do país em desafogar o judiciário ao fazer essas tramitações de forma célere e com segurança jurídica. Isso demonstra realmente a capilaridade e a possibilidade do extrajudicial em absorver a busca e apreensão, facilitando a vida do cidadão”, disse o oficial substituto.
O cartório de RTD de Lajeado já possui outro processo de retomada de veículo em andamento e todos os procedimentos são transparentes, pois por meio da plataforma eletrônica do Operador Nacional (www.rdtbrasil.org.br / www.onrtdpj.org.br), o credor acessa as informações do fluxo do processo e o devedor tem um contato com o oficial de registro, podendo se manifestar e negociar a dívida.
Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil