O 2º RTD teve início em 18.12.1954, quando o Sr. Cecivaldo Gonçalves Bentes assumiu as atividades de Titular da Serventia, sendo o primeiro Oficial.
Com a aposentadoria do Oficial mencionado, o Estado de Minas Gerais promoveu a realização de concurso público, obtendo, o atual Titular, Getúlio Sérgio do Amaral, o primeiro lugar, recebendo a outorga delegação do Governo do Estado, publicada no Diário Oficial de 31.12.2002, dando início às atividades no 2º RTD BH em 10.02.2003.
Eficiência e qualidade são elementos de proposição que ostentam o espírito de toda a equipe do 2°. RTD. Neles, estão contidos os capitais princípios que norteiam as atividades públicas e privadas.
O vocábulo eficiência atingiu um grau tão expressivo na esfera nacional que passou a integrar os princípios Constitucionais da Administração Pública.
Qualidade, diz Cândido de Figueiredo: "É aquilo que caracteriza uma coisa. Modo de ser. Disposição moral. Predicado: brilhantes qualidades." (Dic. Da Língua Portuguesa, Vol. II).
A qualidade, desse modo, caracteriza não só o brilhantismo na prestação do serviço, como também pelo aspecto moral e ético que devem nortear todo o trabalho realizado no 2º RTD e provém do conceito de qualidade total.
Estes dois vocábulos envolvem todos os aspectos de interesses da coletividade ao buscar a prestação de um serviço de caráter público. É ponto de honra para o 2º. RTD e de alegria e felicidade ver a satisfação do cliente. Por isso seu lema é: eficiência e qualidade.
1) - Porque o registro torna incontestável o conteúdo do seu documento, que pode ser eternamente conferido.
2) – Porque através do registro ele sempre valerá contra terceiros, de acordo com a Lei dos Registros Públicos.
3) – Porque depois de registrado, sempre se poderá ter uma cópia, por certidão, que vale como original.
4) – Porque registrado, o documento eterniza um momento, e não corre o menor risco de qualquer fraude.
5) – Porque o registro comprova a data, a íntegra do texto e quem o assinou. Ninguém poderá alegar ignorância.
6) – Para registrar no R.T.D. independe de qualquer coisa, basta que você considere importante o seu documento
E, ainda, o R.T.D. oferece tranqüilidade porque?
1) – Não depende de vistoria prévia.
2) – Paga pouco para registrar rápido.
3) – Jamais terá que renovar o registro.
4) – Acaba a preocupação com o original.
5) – Cópias com valor de original (certidão)
6) – O registro preserva o documento para sempre.
Em 02 de outubro de 2009 o 2º RTD-BH comemorou a expressiva marca de 1.000.000 (um milhão) de registros. Todos os registros no 2º RTD-BH tem como princípio a Eficiência e a Qualidade, mantendo eficiente sistema de Busca e Arquivo de documentos em modo digital e em microfilme.