NOTÍCIAS

120 anos do Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas em Teresópolis

Publicado em 05/09/2025
Notícia

Em 2025, o Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Teresópolis celebra 120 anos de serviços prestados à sociedade teresopolitana. Instalado em 1905, o RTDPJ consolidou-se como referência em segurança jurídica, transparência e confiança — valores que acompanham sua trajetória até os dias atuais.

A história da serventia se confunde com a da cidade de Teresópolis. Conhecida por seu clima agradável e pelas belezas naturais da Serra dos Órgãos, a região tornou-se, no século XIX, retiro de verão da família imperial. Em 1855, foi criada a Freguesia de Santo Antônio de Paquequer, que em 1891 passou a se chamar Teresópolis, em homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II. 

Poucos anos depois, em 1899, com a instalação do 1º Ofício de Justiça de Teresópolis, a cidade ganhou um instrumento fundamental para sua organização social e econômica. Mas apenas em 1905, a cidade recebeu o Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas. 

Por mais de um século, o cartório não apenas prestou serviços técnicos, mas também acompanhou as transformações da sociedade. De um cenário marcado por escrituras manuscritas e livros de registro em papel, evoluiu para integrar sistemas eletrônicos e centrais digitais, oferecendo mais agilidade e proximidade ao cidadão. 

“Celebrar 120 anos do RTDPJ é, portanto, celebrar também a história de Teresópolis, de seus cidadãos e das inúmeras relações jurídicas que encontraram neste cartório o respaldo necessário para florescer de forma legítima e segura”, destaca Fabrício Pimentel. 

Ao longo dos anos, diversos documentos importantes para o Rio de Janeiro foram registrados no 1º Ofício de Teresópolis, como a ata de fundação do Clube Comary em 1968 pela família Guinle, a mesma que detinha a concessão do Porto de Santos e que construiu o Hotel Copacabana Palace, na cidade do Rio de Janeiro.

Na foto, um trecho da ata da assembléia de fundação do Clube Comary. 

E, em 2019, ainda registrou a ata de instalação da filial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Granja Comary, localizada na cidade de Teresópolis. 

Na imagem, o documento da resolução tomada na reunião de diretoria da CBF

O IRTDPJBrasil parabeniza Teresópolis, o oficial registrador, a equipe do cartório e toda a comunidade local por essa trajetória de excelência. Que este marco inspire a continuidade de um trabalho moderno, acessível e cada vez mais próximo da sociedade, reforçando a missão de promover segurança, confiança e cidadania para todos os brasileiros.

Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 05/09/2025
Fotos: 1º Ofício de Teresópolis