NOTÍCIAS

IRTDPJBrasil celebra 37 anos de atuação ao lado dos registradores de RTDPJ

Publicado em 09/09/2025
Notícia Nesta terça-feira, 9 de setembro, o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil) celebra 37 anos de fundação. Criado em 1988, o Instituto tem desempenhado papel central na representação institucional e na defesa dos interesses dos registradores de RTDPJ em todo o país.

Em celebração ao aniversário, o atual presidente do Instituto Brasil e do Operador Nacional de RTDPJ, Rainey Marinho, destacou a importância da entidade e das conquistas alcançadas, além de ressaltar as virtudes do Instituto. “Tenho uma alegria ainda maior por estar à frente dessa instituição que honra a história e projeta o futuro da atividade registral”, disse o presidente. 

O Instituto nasceu da necessidade de uma instituição que fortalecesse a especialidade, representando-a perante a sociedade e aos três poderes. A fundação ocorreu na sede da Associação dos Serventuários da Justiça do Estado de São Paulo, onde 27 registradores aprovaram o estatuto do IRTDPJBrasil. 

Na ata de fundação foi registrado o destaque dado para a criação de uma entidade que, a partir daquele dia, lutaria para incluir o RTDPJ nas grandes decisões e discussões nacionais. 
Ao longo de sua trajetória, o IRTDPJBrasil foi protagonista em ações que ampliaram o reconhecimento da atividade registral na sociedade e no Poder Público. Entre os destaques, estão a atuação constante junto ao Congresso Nacional e ao Judiciário para assegurar segurança jurídica e eficiência nos serviços, além do incentivo à inovação tecnológica que possibilitou a modernização dos cartórios de RTDPJ.

O Instituto também promove projetos de capacitação, encontros regionais e debates técnicos, fortalecendo o papel do registrador como agente fundamental na desjudicialização e na garantia de publicidade, autenticidade e eficácia dos atos jurídicos.

Com 37 anos de história, o IRTDPJBrasil segue reafirmando seu compromisso de ser a voz unificada dos registradores de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas, sempre em busca de aprimorar a atividade e aproximar os serviços da sociedade.

Presidentes do IRTDPJBrasil

O primeiro presidente eleito foi José Maria Siviero, oficial do 3º RTDPJ de São Paulo/SP, que esteve à frente do Instituto por 20 anos (de 1988 a 1991 e de 1995 a 2012), com uma administração marcada pelo pioneirismo. Também ocuparam o cargo máximo do Instituto os registradores Flávio Bueno Fischer (1992 - 1994), Titular do 1º Tabelionato de Novo Hamburgo/RS, e Paulo Roberto de Carvalho Rêgo (2013 - 2018), titular do 1º Ofício de RTDPJ de São Paulo/SP, que deu ênfase à consolidação da central eletrônica do RTDPJ e à modernização dos cartórios.
 
Desde 2019, o IRTDPJBrasil tem como dirigente o 2º Ofício de RTDPJ de Maceió/AL, Rainey Barbosa Alves Marinho, que conduziu os registradores de RTD e de RCPJ brasileiros no processo de integração ao Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP) e à ampliação dos serviços da categoria.