NOTÍCIAS
Inovação Tecnológica do RTDPJ impulsiona “virada digital” dos cartórios
Publicado em 14/01/2026
Muitos dos avanços tecnológicos dos cartórios de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas são fruto do trabalho de gestão iniciado em 2019, que se estendeu ao longo dos últimos anos e hoje evidencia a importância dessa mudança para a sociedade. Esse processo é apresentado na Revista RTDPJ 2022/2025, ao retratar como o comprometimento em acompanhar as transformações sociais e tecnológicas foi fundamental para implementar tecnologias que facilitam o acesso da população aos serviços cartorários. Em 112 páginas, a publicação conjunto do Operador Nacional de RTDPJ e do IRTDPJBrasil destaca os avanços da plataforma eletrônica que integra unidades cartorárias de todo o país, conectando os serviços em uma lógica digital, padronizada e eficiente. São divulgados os indicadores da central ONRTDPJ, detalhando marcos como a integração ao Sistema Eletrônico de Registros Públicos - SERP e o lançamento do módulo da busca e apreensão extrajudicial, nova atribuição dos cartórios de Registro de Títulos e Documentos.
A revista reconstrói a origem institucional da base tecnológica. Em entrevista, o presidente das duas instituições, Rainey Marinho, afirma que a referência tecnológica do setor começou por iniciativa do IRTDPJBrasil e classifica o movimento como “pioneiro” e de “visão de futuro”. Na publicação ele destaca que a Central Nacional se consolidou ao reunir mais de três mil cartórios em uma estrutura digital integrada, com o compromisso de agilidade e segurança jurídica.
Para além da vitrine de serviços, o capítulo sobre a inovação tecnológica descreve a engenharia que existe por trás do sistema. Marcelo Alvarenga, gestor tecnológico do ONRTDPJ, afirma que a central cresceu exponencialmente reafirmando o RTDPJ como o cartório do futuro.
Saiba mais sobre a evolução dos cartórios de RTDPJ, acessando a versão digital da revista aqui.
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil Data: 14/01/2026
Outras notícias
Busca e apreensão é destaque na Revista Cartórios Com Você
publicado em 14/01/2026
União estável posterior à hipoteca pode assegurar impenhorabilidade do imóvel
publicado em 13/01/2026
CNJ restringe acesso público a dados de remuneração em cartórios
publicado em 13/01/2026
Publicação aponta salto de eficiência e economia para o cidadão por meio do trabalho dos cartórios de RTD e RCPJ
publicado em 12/01/2026
Artigo - Alienação fiduciária registrada, contratos não registrados e a efetividade da execução
publicado em 09/01/2026