NOTÍCIAS

G1 Minas - Mulheres receberão orientação gratuita em Cartório

Publicado em 09/03/2026
Notícia

Os Cartórios de Registro de Imóveis irão promover um plantão nacional para orientar mulheres sobre direitos patrimoniais e prevenção de fraudes. A iniciativa foi destacada em reportagem exibida no Bom Dia Minas.

A repórter Patrícia Luz trouxe informações ao vivo do Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis, localizado no bairro Lourdes, em Belo Horizonte. Segundo a reportagem, a ação é promovida pelo Registro de Imóveis do Brasil e tem como objetivo oferecer orientação gratuita para mulheres que possam estar enfrentando situações relacionadas a crimes patrimoniais ou fraudes envolvendo bens.

De acordo com Taline Soares, entrevistada durante a reportagem, os crimes patrimoniais podem ocorrer em diferentes contextos e atingir mulheres de diversas classes sociais, especialmente quando há falta de informação sobre direitos relacionados ao patrimônio.

“Muitas mulheres não sabem, por exemplo, qual é o regime de bens do casamento ou até mesmo da união estável, quando ela não foi formalizada. Algumas acreditam que não possuem direitos sobre o patrimônio, quando na verdade possuem”, explicou.

Durante os plantões, serão prestadas orientações sobre temas como regime de bens, titularidade de imóveis e usucapião. O atendimento será gratuito e poderá ser realizado mediante agendamento, tanto presencialmente em cartórios participantes quanto de forma online.

A ação tem início na quarta-feira, dia 11, e as interessadas podem obter informações e realizar o agendamento por meio da plataforma mulheres.registrodeimoveis.org.br, onde é possível selecionar o estado e a cidade para localizar os cartórios participantes.

Fonte: G1 Minas