NOTÍCIAS

Central eletrônica dos cartórios de RTDPJ atinge 14 milhões de acessos

Publicado em 29/01/2026
Notícia

Somente nos dois últimos meses houve um crescimento de 1 milhão de acessos. Números demonstram a crescente procura pelos serviços oferecidos em meio digital

O Operador Nacional do Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (ONRTDPJ) celebra um marco histórico no início de 2026: a central eletrônica registrou 14 milhões de acessos em janeiro. Este número não apenas reflete a crescente demanda pelos serviços da plataforma, mas também sublinha a eficácia e a indispensabilidade da ferramenta na rotina dos brasileiros. O crescimento tem sido acelerado, tendo em vista que a atual marca foi atingida apenas dois meses depois da plataforma ter alcançado 13 milhões, no final de novembro de 2025. 

“Tudo isso também representa a confiança da sociedade nos cartórios de RTDPJ em todo o Brasil. A plataforma centraliza e facilita o acesso aos atos da especialidade, consolidando-se como um pilar fundamental para a agilidade e a transparência na formalização de atos registrais”, afirma o presidente do Operador Nacional  e do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho. 

A plataforma hoje gerida pelo ONRTDPJ  reúne mais de 3.700 cartórios de todo país e possui 550 mil clientes cadastrados, entre pessoas físicas e jurídicas . Além de otimizar o tempo dos usuários, também oferece um ambiente seguro para o armazenamento e a recuperação de informações, minimizando riscos e fortalecendo a integridade dos registros públicos.

“Em 2026, a contínua evolução da ferramenta, com a incorporação de novas funcionalidades e aprimoramentos tecnológicos, promete expandir ainda mais o alcance e impacto do Operador Nacional”, diz Marinho.  

Principais serviços disponíveis:

A Central RTDPJ oferece um conjunto robusto de serviços essenciais para pessoas físicas, jurídicas e para os próprios cartórios. Entre os serviços disponíveis estão:

- Busca e apreensão extrajudicial
- Acesso e assinatura  de documentos pelo gov.br
- Pedido de registro e averbação em RTD e RCPJ
- Emissão de certidões
- Autenticação de SPED (livro contábil)
- Pedido de busca de nome (PF e PJ)
- Assinatura com certificado digital
- Consulta de validade de ato praticado (QR Code)
- Notificação extrajudicial (simples e em lote)
- Busca eletrônica gratuita
- Digitalização conforme Decreto 10.278/20
- Ofícios eletrônicos respondidos pelos cartórios


Fonte: 29/01/2026
Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil/ONRTDPJ