NOTÍCIAS
Seis anos de avanços estruturais que modernizaram o Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas
Publicado em 15/12/2025
Plataforma eletrônica consolida papel estratégico na digitalização dos serviços de RTDPJ, fortalecendo a segurança jurídica e a eficiência do sistema extrajudicial brasileiro
Há seis anos, a Central de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas passou por uma grande renovação administrativa e tecnológica. Desde então, foram implementados avanços estruturais, que tornaram a plataforma em peça central na coordenação, integração e desenvolvimento das soluções tecnológicas voltadas ao segmento de RTDPJ.
Desde 15 de dezembro de 2019, data que marcou a reformulação da central eletrônica dos cartórios de RTDPJ, a plataforma assumiu papel estratégico para promover a padronização de procedimentos, a integração entre serventias e a ampliação do acesso aos serviços registrais em meio eletrônico.
Para Rainey Marinho, presidente do Operador Nacional de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (ONRTDPJ) e do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil), o aniversário da Central deve ser celebrado com muita alegria, pois ela surgiu e se consolidou graças à união dos registradores.
“A história da central começou em 2012, porém 2019 foi o ano da transformação, pois assumimos corajosamente o controle técnico da plataforma, preparando o caminho que nos levaria ao Operador Nacional de RTDPJ. O que vivemos hoje é a culminação de um trabalho de mais de uma década, que posiciona a nossa especialidade na vanguarda da transformação digital do extrajudicial”, diz Marinho.
Criada para viabilizar a prática de atos registrais em meio eletrônico, a Central evoluiu acompanhando as transformações tecnológicas e normativas do setor. A transferência administrativa da plataforma para o ONRTDPJ marcou um novo capítulo dessa trajetória, reforçando o alinhamento da Central às diretrizes nacionais de digitalização dos registros públicos.
O coordenador do Comitê de Normas Técnicas do Operador Nacional, Marco Antônio Domingues, destaca que, com a integração dos cartórios e a adoção de tecnologias inovadoras, a plataforma continua a crescer e se desenvolver para aumentar sua importância. “A central tornou-se uma ferramenta essencial para os profissionais da área jurídica e para os cidadãos que buscam praticidade e segurança em seus registros”, destaca.
Uniformização de procedimentosDurante esses seis anos, a central ampliou o alcance dos serviços digitais, contribuiu para a uniformização de procedimentos e facilitou o acesso da sociedade aos atos registrais, reduzindo distâncias e otimizando prazos. A atuação conjunta com os cartórios de RTDPJ permitiu o fortalecimento da infraestrutura tecnológica do segmento, respeitando as especificidades regionais e assegurando a observância da legislação vigente.
Para o gestor de tecnologia da Central ONRTDPJ, Marcelo Alvarenga, é impossível quantificar a importância dos serviços prestados e a facilidade de acesso gerados pela plataforma, oferecendo acesso aos melhores serviços e tecnologias para os cartórios de RTDPJ de todo o Brasil com toda a segurança e agilidade.
“A Central busca incansavelmente ampliar esse acesso ao serviço, seja pela via do usuário ou pela do cartório, preparando toda uma estrutura para que o cartório possa tratar dos registros da forma mais rápida, simples e segura possível”, ressalta.
Ao celebrar seu aniversário, a Central RTDPJ projeta os próximos passos com foco na inovação contínua, na melhoria da experiência dos usuários e no aprimoramento das ferramentas digitais disponíveis às serventias. A marca de seis anos simboliza não apenas o amadurecimento da plataforma, mas também o compromisso permanente com a modernização do registro público e com o fortalecimento do sistema extrajudicial brasileiro.
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 15/12/2025