Após fase piloto no Estado de São Paulo, o novo sistema passou por um período de testes no 2° Ofício de Registro de Títulos, Documentos, Pessoas Jurídicas e Notas de Maceió/AL.
O Operador Nacional de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas desenvolveu um software gratuito e exclusivo para os serviços dos cartórios de RTDPJ, com o objetivo de agilizar e padronizar os processos internos das serventias, conectando-as ao Sistema Eletrônico dos Registros Pùblicos e à plataforma do ONRTDPJ.
Após fase piloto ocorrida em cartórios do Estado de São Paulo, o sistema foi adaptado também para atender os serviços de RTDPJ de Alagoas. A fase de testes no 2° Ofício de Registro de Títulos, Documentos, Pessoas Jurídicas e Notas de Maceió foi encerrada hoje, sexta-feira (21/03), e o próximo passo é a adesão dos demais cartórios de RTDPJ do Estado.
A ferramenta foi construída a partir de projeto concebido pelo registrador Robson Alvarenga, conselheiro titular do ONRTDPJ e 4º Oficial de RTDPJ de São Paulo, Capital.O desenvolvimento do sistema ficou a cargo de Rodrigo Pinho, gerente de Tecnologia da Informação da plataforma eletrônica do ONRTDPJ, e do consultor de TI, Anderson Cheche.
“O sistema institucional do ONRTDPJ já está operando no 2º RTDPJ de Maceió e já estamos conectados ao Tribunal de Justiça e demais entidades fundamentais para o funcionamento do cartório. Estamos montando uma equipe de suporte para que o software possa ser utilizado, em sua plenitude, pelos cartórios de Alagoas”, relatou o presidente do Operador Nacional de RTDPJ, Rainey Marinho.
Segundo Marinho, foram realizados ajustes e melhorias com o auxílio da equipe do cartório que repassou as necessidades aos desenvolvedores do sistema para que fossem realizados os ajustes necessários.Os principais atos (registro, notificações, certidões) foram praticados sem dificuldades pelo cartório ao fim do período de testes.
O novo sistema é único para todo o país, mas será customizado para atender demandas específicas de cada Estado, trazendo uma padronização de procedimentos como a sua grande vantagem. Segundo o gerente de TI, Rodrigo Pinho, ao longo das próximas semanas será realizado um período de testes e otimização para que o novo serviço possa ser implementado nos demais Estados do país.
“Estando integrado ao SERP e à Central ONRTDPJ, o novo sistema traz conceitos antigos já utilizados na Central, mas agora atualizados com um catálogo de processos feitos no cartório e um melhor processo de filtragem de informações para facilitar buscas e otimizar os procedimentos”, explica Rodrigo Pinho.
Aplicativo para dispositivos móveis
O gerente de TI também explica que também está sendo testado um App para dispositivos móveis como smartphones, que será usado pelos cartórios para que seus notificadores o utilizem nas diligências para entrega das notificações.
Segundo ele, o aplicativo trará mais agilidade no atendimento dos serviços, uma vez que, ao concluir a entrega, o notificador envia, por meio do App, a foto da assinatura do notificado no recibo e o cartório já pode finalizar a notificação, devolvendo ao cliente o certificado da entrega e conclusão do serviço. Assim, não será preciso aguardar o retorno do funcionário com os resultados das entregas das notificações, o que pode demorar, já que são feitas diversas notificações ao longo do dia e, em muitas ocasiões, o notificador só retorna ao cartório no dia seguinte.
E, para aumentar a segurança e garantia de que o serviço foi adequadamente prestado, há a captura da localização geográfica quando o colaborador lança o resultado da entrega da notificação, seja negativa ou positiva, garantindo que o funcionário do cartório foi até o local em caso de alguma auditoria necessária.
Para utilizar o Sistema Institucional, é necessário que o cartório solicite ao ONRTDPJ a sua adesão ao software. Para isso, foi criado um checklist com o passo a passo para que a adesão seja realizada com agilidade e de maneira fácil pelo cartório. Faça o download do checklist aqui.
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil