Durante o segundo dia da Expo Braille 2025, a diretora executiva da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), Fernanda de Almeida Abud Castro, participou do Painel 4, com o tema “Acessibilidade como dever coletivo em espaços e serviços de utilidade pública”. Em sua fala, a representante da entidade destacou a importância da inclusão nos serviços extrajudiciais e reforçou o papel dos Cartórios como agentes de cidadania.
Também participaram do painel o jornalista, youtuber e influencer Marcos Lima e o membro do Grupo de Trabalho Pessoas com Deficiência da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – Ministério Público da União, Leonardo Antônio de Moraes Filho.
Logo na abertura, Fernanda ressaltou que os Cartórios, como delegações do poder público, têm a missão de garantir direitos básicos — como nascimento, casamento, óbito e propriedade — e, por isso, devem estar plenamente preparados para atender a todas as pessoas com igualdade. “Se o direito começa no Cartório, a inclusão também precisa começar por aqui”, afirmou.
A diretora apresentou uma série de ações realizadas pela ANOREG/BR e pelas ANOREGs estaduais para promover a acessibilidade nos Cartórios brasileiros, como a criação de cartilhas orientativas, a capacitação de equipes e o incentivo à acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal. Ela também destacou projetos institucionais que vêm consolidando essa agenda inclusiva, como o Prêmio de Qualidade Total ANOREG (PQTA) — que reconhece boas práticas de gestão — e o programa Cartório Plural, voltado à promoção da diversidade e dos direitos das pessoas com deficiência.
Em sua explanação, Fernanda reforçou que o avanço da acessibilidade depende de articulação institucional e diálogo intersetorial. Segundo ela, a atuação conjunta com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunais de Justiça e entidades representativas da sociedade civil e governos locais tem sido essencial para ampliar o alcance das ações inclusivas no setor extrajudicial. “A acessibilidade é o primeiro passo para que o cidadão chegue ao Cartório. Mas o acolhimento é o que garante que ele volte”, finalizou.
Fonte:
NOTÍCIAS | 04 à 14 de maio | |
---|---|---|
segunda-feira 12 maio / 2025 | Semana “Registre-se!” começa nesta segunda (12/5) com previsão de 230 mil atendimentos ANOREG/BR reforça compromisso com a inclusão durante a Expo Braille 2025 | |
sexta-feira 09 maio / 2025 | Inovações das garantias fiduciárias e crédito estruturado CORI-MG e Governo de Minas firmam acordo para ampliar regularização fundiária no estado | |
quinta-feira 08 maio / 2025 | STJ: Devedor pode ser notificado via e-mail em busca e apreensão | |
quarta-feira 07 maio / 2025 | A questão da penhora de imóveis alienados fiduciariamente e um apelo à coerência | |
terça-feira 06 maio / 2025 | STJ vê supressio e permite uso de laje como "garden" por condômino Condomínio não indenizará após portão eletrônico danificar veículo | |
segunda-feira 05 maio / 2025 | STJ: Vendedor pode responder por dívida condominial após posse do comprador |