Não localiza o número?
De 2ª a 6ª feira
das 09:00 às 17:00 horas
Logomarca

Pela primeira vez, duas mulheres são nomeadas para as vagas da advocacia no CNMP

Pela primeira vez, duas mulheres são nomeadas para as vagas da advocacia no CNMP

As advogadas Sandra Krieger e Fernanda Marinela foram nomeadas nesta quarta-feira (9), por meio de decretos publicados no Diário Oficial da União, para as vagas da advocacia no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). É a primeira vez que duas mulheres vão representar o sistema OAB no órgão de controle externo do Ministério Público brasileiro.

Sandra Krieger e Fernanda Marinela tiveram os nomes aprovados pelo plenário do Senado Federal no dia 17 de setembro. As duas ingressam no CNMP para atuação no período do biênio 2019-2021.

Em sua sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Krieger defendeu a busca de um equilíbrio na atuação do CNMP. "A OAB possui dois assentos dentre os 14 da composição do CNMP, garantindo um olhar e uma perspectiva dos advogados em torno da atuação do Ministério Público. Além disso, a presença da Ordem no Conselho do MP garante também uma perspectiva da sociedade, já que a advocacia tem o dever constitucional de exercer esse papel na defesa da cidadania dos brasileiros", afirmou.

Fernanda Marinela, que foi presidente da Seccional de Alagoas, entre 2016 e 2018, destacou que as "vagas da advocacia tentam trazer a pluralidade e a diversidade de ideias para o CNMP. Penso que a advocacia tem uma contribuição grande a dar no que diz respeito a essa pluralidade. Além disso, temos comissões importante no CNMP nas quais podemos atuar como, por exemplo, a que defende os direitos fundamentais, da criança e do adolescente e também acho importante discutir a atuação do MP no direito à saúde. São pautas caras para a advocacia e para a OAB e que podem ser desenvolvidas no conselho", disse.

Fonte: Ordem dos Advogados do Brasil

FONTE: http://www.lex.com.br/noticia_27890550_PELA_PRIMEIRA_VEZ_DUAS_MULHERES_SAO_NOMEADAS_PARA_AS_VAGAS_DA_ADVOCACIA_NO_CNMP.aspx

 

Rua Guajajaras, 197 - Centro - CEP 30180-103 - Tel. (31) 3224-1788 - Fax (31) 3226-4387 - (31) 97122-1486

Instagram
© 2024 - Registro de Títulos e Documentos. Cartório do 2º Ofício